APRENDIZAGEM

Educação Infantil, lugar de aprendizagem.

Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.


É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. "Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais", explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo.
Com essa concepção, que vai muito além da visão assistencialista, órgãos como Ministério da Saúde e Ministério da Educação prepararam documentos para orientar a organização dos espaços nesse segmento. Nas próximas páginas, você conhece essas indicações e entende como elas se relacionam com a rotina pedagógica na Educação Infantil.

Créditos:   Revista Nova Escola

Um comentário:

  1. Bom dia equipe!
    Sou nova moradora deste bairro e fiquei muito feliz de saber q existe no meu bairro um EDI, estou aguardando ansiosa pela vaga de transferêcia para meu filho. Espero ter sucesso.
    Me chamo Erika e meu e-mail é erika.barreira@gmail.com

    ResponderExcluir