Brincar

Resultado de imagem para dia do brincar


 A Educação Infantil é uma modalidade de Ensino que lida com crianças de 0 a 5 anos e tem o papel de valorizar os conhecimentos que as crianças possuem e garantir a aquisição de novos conhecimentos, mas, para tanto, requer um profissional que reconheça as características da infância. segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), deve ser garantido “o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil”. Entende-se, então, que por meio da atividade lúdica, na Educação Infantil, a criança pode produzir conhecimento.









 A presença do educador na brincadeira é agregadora e estimulante. Brincando junto, o educador infantil mostra como se brinca, não só porque assim demonstra regras, mas também porque sugere modos de resolução de problemas e atitudes alternativas em relação aos momentos de tensão e assim estimula a atividade mental, social e psicomotora dos alunos, com questionamentos e sugestões de encaminhamentos.


 Portanto, podemos considerar as brincadeiras como elementos fundamentais a infância. Na qual o brincar tem função essencial no processo de desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. Mas, lembramos que, todo, trabalho pedagógico, principalmente, os jogos e brincadeiras devem ter um objetivo bem definido.

Porque, brincando, a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida. (CUNHA, 1994, p. 11).























Nenhum comentário:

Postar um comentário